Fonte de Imagem: Wintech
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- Localizada em Londres na Inglaterra.
- A ponte Blackfriars é uma estação de trem.
- Está localizada sobre o Rio Tâmisa.
- A ponte Blackfriars possui 281 metros de comprimento (BBC BRASIL, 2011).
- A ponte possui cobertura de 4.400 painéis fotovoltaicos.
Fonte de Imagem: PiniWeb
Fonte de Imagem: Wintech
- São 6 mil metros quadrados de teto solar.
- Construção foi iniciada em outubro de 2011 e foi concluída dia 22 de Janeiro de 2014 (WINTECH, 2014).
- Teve um custo de 9 milhões de euros.
- Os painéis produzem 900 mil kWh por ano.
- Os painéis fornecem 50% da energia consumida pela estação de trem London Blackfriars.
- Essa economia de energia reflete na empresa First Capital Connect (FCC) que opera essa estação ferroviária.
Fonte de Imagem: FirstCapitalConnect
- A energia solar produzida reduz as emissões de gás carbônico (CO2) em 511 toneladas por ano.
- A estação possui credenciais verdes do retrofit gerenciadas pela Network Rail Limited, com melhor iluminação natural, maior aeração, melhor serviço de comboio e atendimento de maior número de passageiros (WINTECH, 2014).
Fonte de Imagem: Network Rail Limited
- A empresa SolarCentury foi responsável pela instalação dos painéis solares.
Fonte de Imagem: SolarCentury
- Os painéis foram fabricados pela empresa Panasonic utilizando a série Panasonic Home Solar Power Generation System HIT.
- Cada painel HIT que significa Heterojunction with Intrinsic Thin layer ou Heterojunção com Camada Fina Intrínseca, é composto por uma célula fotovoltaica cristalina feita de silício sobreposta a camadas amorfas de silício (TECHENET, 2014).
- Essa série oferece uma melhor eficiência de conversão energética na ordem de 24,7% que proporciona uma produção de energia 5% maior que os painéis solares convencionais (WINTECH, 2014).
Fonte de Imagem: Panasonic
- A ponte possui sistema de captação de água da chuva.
- A cidade de Londres possui apenas 1.400 horas anuais de luz solar (TECHENET, 2014).
- A antiga ponte Victoriana foi construída entre 1885 e 1886.
- Durante todo esse processo, a estação já passou por trabalhos como reforço estrutural, troca de trilhos (para receber trens maiores) e pela colocação da cobertura (PINI, 2011).
- A estação subterrânea do metrô também passou por trabalhos de expansão e será construído um novo edifício para acesso às plataformas na ponte (PINI, 2011).
- O projeto da estação faz parte de um programa de investimento de 5,5 bilhões de libras da Netwok Rail, que administra as ferrovias do Reino Unido, para aumentar o número de trens que cruzam o país e que passam por Londres. A ideia é que ao final deste programa, 24 trens por hora circulem pela cidade (PINI, 2011).
Fonte de Imagem: PiniWeb
Fonte de Imagem: PiniWeb
Fonte de Imagem: Planeta Sustentável
Fonte de Imagem: Programa Cidades Sustentáveis
Sites consultados:
- PiniWeb
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