5 de out. de 2013

Tinta condutora de eletricidade

Fonte da imagem: Ciclo Vivo

Um grupo de estudantes ingleses criou a tinta capaz de conduzir eletricidade, e que pode ser aplicada tanto em paredes como em papeis, tecidos e outros materiais. 

Fonte de imagem: Bare Conductive

Uma das vantagens da tinta, chamada de Bare Paint, é a possibilidade de substituir fios elétricos. De acordo com o jornal britânico Daily Mail, a criação permite que as pessoas desenhem pelas paredes, como uma fiação elétrica que alimenta lâmpadas e eletrodomésticos sem necessidade de interruptor ou fios convencionais.


Fonte da imagem: Ciclo Vivo


O produto foi criado com o objetivo de:
- utilizar circuitos eletrônicos na pele humana, 
- reparar equipamentos, 
- utilizar em controles remotos,
- como alternativa a equipamentos de solda (serve como um condutor adesivo),
- utilizar em projetos técnicos, 
- agregar uma nova estética às construções,
- reduzir o uso de fios e resíduos. 


No site do produto são apresentados tutoriais de uso do produto (em inglês) e projetos elaborados com a tinta condutora de energia. Essa caneta pode ser encontrada da marca Bare Conductive,  ao custo de 6 euros ou de 18 euros pelo website oficial da loja.


 Fonte da imagem: Bare Conductive

O vídeo abaixo mostra o uso da tinta na produção de uma performance do DJ Calvin Harris, demonstrando que a tinta é sensível ao toque e pode ser usada no corpo com segurança.




Fonte da imagem: Daily Mail UK

A tinta apresenta condutibilidade após seca, o que leva poucos minutos em temperatura ambiente, e é solúvel em água, podendo ser removida com água e sabão. Porém é possível a aplicação de camadas de tintas a base d’água ou acrílicas para servir como isolante. Outra vantagem do material é que suas características se mantêm com o passar do tempo desde que se mantenham secas.

Fonte do GIF: Bare Conductive

Sites consultados:
Bare Conductive

Nenhum comentário:

Postar um comentário