7 de out. de 2014

Produção de energia eólica em casa



No Brasil as motivações para produzir energia com a força do vento eram a falta de abastecimento público (ou as falhas crônicas no serviço) e o desejo de trilhar caminhos mais sustentáveis explorando a energia limpa.



A Resolução nº 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propicia um incentivo maior aos moradores que usam esse método, ou seja, além de suprir parte da demanda da casa e pagar menos pela conta mensal, o cliente ganha créditos para descontar nas próximas faturas toda vez que a geração de energia for maior do que o consumo. 
Fonte: Casa Abril

Agora é possível aproveitar os ventos em locais de residências com a instalação de miniturbinas. Para se obter energia elétrica dos ventos são utilizados sistemas de conversão de energia, denominados aerogeradores. Esse equipamento utiliza o princípio de funcionamento dos “cataventos”



Diversos estudos comprovam o enorme potencial do Brasil para explorar a energia do vento, especialmente na faixa litorânea e no Sul do país.
A casa abaixo é um exemplo localizado na cidade de Garopaba em Santa Catarina, onde os ventos são abundantes. O dono da casa Ari Lund gastou R$ 50 mil na instalação do sistema, mas este supre boa parte do abastecimento de energia, barateando para sempre o custo da conta de luz.


Sites consultados:



Nenhum comentário:

Postar um comentário