30 de ago. de 2013

Pneus para a pavimentação de rodovias

Fonte: Rheo Set


Dos 170 mil quilômetros de malha asfáltica que percorrem o território brasileiro, atualmente 8 mil destes são os chamado “asfalto-borracha”. O que de fato torna esse método interessante, é o seu processo: Para cada quilômetro pavimentado, são utilizados 600 pneus onde o maior grupo responsável utiliza o asfalto-borracha por meio da reciclagem.



Embora esta tecnologia exista há mais de 5 décadas, o Brasil só teve acesso a partir dos anos 2000. A grande questão em voga é a construção de uma consciência ambiental capaz de auxiliar em projetos como esses, tendo em vista que anualmente, são descartados mais de 30 milhões de pneus.


Um dos maiores argumentos utilizados, todavia, é do encarecimento da pavimentação (cerca de 30%), como relata o consultor em pavimentação, Firmino Sávio de Souza: “Se precisa de um processo industrial para adicionar a borracha que vai dar condição de melhor resistência ao impacto de tráfego e da intempérie é óbvio que fica mais caro.” 



Não obstante disso, desde o começo de 2012, uma política pública bem interessante tomou as rodovias do estado de São Paulo: são utilizados asfalto enriquecido com borracha pulverizada provinda de pneus inservíveis para a construção de vias. 

Fonte: SiNiCESP

Este plano foi garantido pelo deputado do Partido Verde, Reinaldo Alguz, tomando como base a preocupação com o volume excessivo de produção de resíduos sólidos, no qual a procura por uma destinação adequada seja buscada.



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