12 de mar. de 2013

Consumo energético dos monitores com fundo preto


Fonte: Kioskea

Um dos objetivos deste Grupo de Pesquisas é disseminar informações relativas à sustentabilidade. Justamente por isso, foi feito este blog. Porém, nada mais justo do que fazer um “blog sustentável”, certo?
Para isso, as cores do blog influenciam muito no consumo energético do monitor do computador.
Segundo o artigo “Estudo do consumo energético de monitores com fundo de tela preto”, disponível na Internet (clique aqui!, “O monitor de um desktop comum responde por mais de 50% do consumo de energia do sistema.”. O artigo ainda enfatiza que, “A mudança de cor predominante a ser exibida em apenas um monitor, de fato, corresponde há uma economia mínima de energia (alguns miliwatts). Porém, devemos lembrar que essa economia será multiplicada por um fator de milhão (até bilhão), já que os computadores (desktops, laptops, pda's...) existem numa enorme quantidade, a qual só tende a aumentar.”.

A tabela ao lado, que relaciona as cores utilizadas com o consumo de energia, também foi retirada do artigo.
Além de ser uma atitude sustentável, ao reduzir o consumo de energia, também é uma atitude de economia. O artigo salienta que “Mais interessante ainda é observar que uma simples alteração que praticamente não tem custo para ser implementada pode produzir uma economia (...)” suficiente para ser utilizada em diversos locais que necessitam, como por exemplo, hospitais.
O artigo ainda traz estudos sobre a economia que seria se o maior site de buscas (o Google) mudasse o fundo para a cor preta. Também traz estudos sobre as economias que teriam ao mudar o fundo dos caixas eletrônicos.
Muito interessante! Vale a pena conferir os dados do artigo!


Sites com o fundo branco podem gastar até 20% mais energia que sites com cores de fundo escuras. Este é o fundamento da “Black back web theory”.



Sites Consultados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário