22 de set. de 2013

Geração de energia por dejetos humanos



Na cidade de Didcot, Inglaterra, foi implantado um meio de produção circular de energia pelo reaproveitamento de resíduos fisiológicos. A Thames Water, companhia fornecedora de água e tratamento de esgoto do Reino Unido, junto com a British Gas permitem que cerca de 200 casas sejam supridas pelo biometano proveniente deste projeto.

Fonte: BBC UK


O sistema faz uso de biodigestores anaeróbicos para a conversão da parte sólida do esgoto vinda da estação de tratamento em gás metano e CO2. Em seguida, as usinas de biogás tratam o gás, deixando-o próprio para consumo, e o mesmo é enviado pela rede de distribuição para o uso nas casas. Este ciclo de tratamento se leva cerca de 23 dias para se completar.

Fonte: BBC UK


O método de reutilização proposto tem diversas vantagens, sem apresentar desvantagens relevantes. Dentre as vantagens estão a utilização das sobras orgânicas para produção de fertilizante, utilização de uma fonte renovável, diminuição no volume de esgoto despejado nos rios, além de ser uma forma de conscientizar as pessoas de que a sustentabilidade energética pode partir dos mais diversos meios. 



No caso do Reino Unido, está sendo estudada a ampliação do projeto em vista da economia financeira gerada e da diretiva da União Europeia que determina que 15% da energia, até 2020, provenha de recursos renováveis.




Sites Consultados:
BBC UK
PDF da Revista Vida Simples Edição Especial de Sustentabilidade
Planeta Sustentável
Revista Galileu
Mechanical Engineering Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário