17 de set. de 2014

Centro de Práticas Sustentáveis do Distrito Federal - CPS-DF


Construção sustentável aliada a boas práticas e educação ambiental, um novo conceito de negócio.


A demanda por soluções sustentáveis tem se tornado uma necessidade que, além de contributivo para o meio ambiente, pode ser também uma forma de disseminar conhecimento e geração de trabalho e renda (REVISTA FATOR CREA).


Fonte da Imagem: Jornal do Comerciante

O primeiro Centro de Práticas Sustentáveis do Distrito Federal (CPS-DF), com 10 mil metros quadrados de área, foi construído através da compensação ambiental do Bairro Jardins Mangueiral devido ao grande impacto ao meio ambiente realizado nesse espaço.



Fonte da Imagem: Jardins Mangueiral

É um espaço público que foi concebido pelo Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM). 
Fonte da Imagem: SEMARH


Está localizado próximo à São Sebastião, na Avenida Regional nos lotes 1 a 8, ao lado do Setor Habitacional Jardins Mangueiral, no entorno de Brasília. O espaço funciona de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 18h (GLOBO G1 DF).

O CPS foi pensado e erguido seguindo os princípios da construção verde: eco construção, ecogestão, conforto e saúde. Todos os materiais utilizados na construção do CPS seguem com rigidez a questão da reutilização de resíduos ou totalmentes sustentáveis. Por exemplo, a tinta utilizada na pintura da estrutura possui o certificado Coatings Care, programa internacional regido pelo International Paint and Printing Ink Council (IPPIC) de utilização responsável de tintas (REVISTA FATOR CREA).

Fonte da Imagem: British Coatings Federation


Fonte da Imagem: IPPIC Org


O bambu foi utilizado na produção dos painéis de fixação das paredes de taipa, assim como no rodapé de alguns cômodos e nos eletrodutos (tubos da fiação elétrica) da edificação. Já o pó do bambu e eucalipto foi adicionado ao aglomerado para fixar os painéis das esquadrias das janelas (REVISTA FATOR CREA).

As paredes de taipa foram produzidas com o barro da própria obra e também da obra do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, utilizando as sobras de materiais desta grandiosa obra (GLOBO G1 DF).

Fonte da Imagem: Copa 2014

Além de ter utilizado madeira proveniente de reflorestamento certificado, o centro tem ainda um reservatório com capacidade para  10 mil litros de água tratada para reuso (GLOBO G1 DF).

O espaço foi inaugurado dia 5 de junho de 2013 (quarta-feira), no Dia Mundial do Meio Ambiente, e tem sua administração baseada em políticas sustentáveis, principalmente no âmbito de contratações de serviços, obras e bens, e está qualificado com o selo Aqua.

Fonte da Imagem: Conexão Plastilit

O CPS-DF é aberto a todo público e é destinado à condução de pesquisas que estimulem práticas sustentáveis. Entre os convênios firmados com institutos de pesquisa, ONGs, conselhos profissionais e outras entidades, destaca-se a parceria com o Instituto EcóAnama, que instalou suas atividades dentro do próprio CPS-DF (REVISTA FATOR CREA).



Fonte da Imagem: Isntituto EcóAnama

Diversas palestras, cursos, oficinas e outras atividades são realizadas no local, o que possibilita que estudantes e profissionais sejam habilitados a trabalhar com compensação ambiental, recuperação de áreas e gerenciamento de resíduos. Como exemplo, são realizados: cursos de culinária sustentável, visitação guiada a um viveiro de mudas nativas do cerrado, oficinas para produção de horta orgânica, curso de teatro com foco em temas ambientais, etc., sendo que as atividades são oferecidas gratuitamente ao público.


Fonte da Imagem: Cerrado News

Desta forma, percebe-se que é possível elaborar iniciativas que aliam construção sustentáveis com disseminação de conhecimento a todas as faixas etárias e classes sociais.

Assista um vídeo da TV Supren Brasília sobre a inauguração do Centro de Práticas Sustentáveis do Distrito Federal - CPS-DF ou veja direto do Youtube:


Nenhum comentário:

Postar um comentário