23 de set. de 2014

Virada da Mobilidade 2014

                                              Fonte da Imagem: Planeta Sustentável

 A Virada da mobilidade é um evento que surgiu da necessidade de se promover alternativas de locomoção mais sustentáveis e inteligentes em grandes concentrações urbanas. O movimento é aberto à participação de coletivos de mobilidade, empresas e órgãos do governo que desejem colaborar com a sensibilização de todas as partes envolvidas nas questões de mobilidade, e busca resgatar a liberdade que o usuário tem de repensar o planejamento diário do trajeto casa – trabalho, fazendo com que o usuário que estiver no trânsito, perceba que ele é o trânsito, mas que ele pode se tornar um agente de mudança desse cenário.(VIRADA DA MOBILIDADE-Oficial)
                                      Fonte da Imagem:  Site da Virada da Mobilidade

  Uma série de eventos será realizada em São Paulo a partir de 18/09 para marcar a Virada da Mobilidade 2014. Esta é a terceira edição do evento, criado em 2012 por diversas organizações da sociedade civil.
  Este ano a virada, que acontece entre 18 e 26/09, terá workshops, debates, exibição de documentários, passeios ciclísticos e feira de trocas. Na segunda, 22/09 foi celebrado o DIA MUNDIAL SEM CARRO, quando as pessoas são estimuladas a deixar seus veículos em casa e tentar outras alternativas de transporte(PLANETA SUSTENTÁVEL)

     Fonte da Imagem:  Site da Virada da Mobilidade


Desafio Multimodal
  O desafio tem por objetivo estimular a intermodalidade na cidade. Ao invés de estimular a competição entre os diferentes modais disponíveis, a proposta é fazer com que o usuário experimente utilizar no mínimo 3 modais diferentes para chegar a um destino comum partindo das 4 diferentes zonas da cidade.
                              Exemplo do roteiro da Zona Norte: Parque da Cantareira
Fonte da Imagem:  Site da Virada da Mobilidade

  Foram escolhidos os principais parques de cada uma das regiões (norte, sul, leste e oeste) como ponto de partida, e o destino será o Conjunto Nacional. De cada região partirão 3 competidores, dos quais 1 deles com mobilidade reduzida, para a gente observar como está a acessibilidade na cidade (afinal um dos princípios da mobilidade urbana é o acesso universal). Cada competidor será acompanhado por uma equipe de filmagem que gravará as escolhas e dificuldades do percurso.
Envolvidos12 pessoas, das quais 4 com mobilidade reduzida.
Modalidades disponíveis
  • A pé – mínimo 100m e máximo até 1,0 km
  • Táxi – máximo R$ 10,00 (App Vá de Táxi)
  • Metro/Trem– Bilhete único
  • Ônibus – Bilhete único
  • Carona – máximo 4 km ( com App Mobile)
  • Bicicleta locada avulsa
  • Bicicleta dobrável
  • Skate (Para quem souber utilizar(VIRADA DA MOBILIDADE-Oficial)
       Os participantes na linha de chegada do Desafio Multimodal, no parque Ibirapuera. 
                                           (Foto: Luísa Zottis/EMBARQ Brasil) 
                                                  Fonte da Imagem: THE CITY FIX BRASIL


Sites Consultados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário