17 de nov. de 2014

Máquina torna a separação de resíduos recicláveis mais rápida e eficiente




                                                          Fonte: Ciclo Vivo

A máquina feita com o intuito de agilizar o processo de triagem foi desenvolvida pela empresa alemã Tomra Sorting utilizando o sistema de sensores Titech Autosort. O equipamento recupera materiais de diferentes fluxos de resíduos, em uma maior quantidade, o que trás agilidade e eficiência, resultando em uma melhor seleção se comparado com um processo realizado humanamente.

                                                        Fonte: Ciclo Vivo
Segundo as especificações da Titech, o equipamento funciona por meio de sensores de espectrometria de infravermelho próximo (NIR) que reconhece os materiais com base nas propriedades espectrais específicas dos materiais, e um outro sensor de espectrometria visual (VIS) que fornece informações de acordo com o tipo e a cor. Com essas características a capacidade de separação do lixo fica ainda maior, o que trás um retorno rápido do investimento, baixos custos de exploração e uma reciclagem de elevada qualidade em termos de pureza.


Fonte: Ciclo Vivo


                                                           Fonte: Plástico

A utilização do sensor NIR também dispensa a utilização de uma fonte de luz externa, o que trás uma redução de 70% no consumo de energia elétrica. Que torna a máquina muito eficiente energeticamente e com baixa necessidade de manutenção.
Sites Consultados: 
Plástico         

Nenhum comentário:

Postar um comentário