8 de nov. de 2014

Projeto pode substituir amianto por fibra feita com o bagaço da cana-de-açúcar


Alunos de engenharia química da FEI (Faculdade de Engenharia Industrial) em parceria com o departamento de engenharia civil do Centro Universitário Educacional desenvolveram um projeto que visa à substituição do amianto pelo bagaço de cana-de-açúcar na fabricação de fibrocimento para telhas.

O projeto verifica-se altamente sustentável devido à abundância dos resíduos da cana, cerca de 139 milhões de toneladas por ano, a um custo zero, pois eles inicialmente seriam descartados. Diferente do amianto que inicialmente geraria um custo não só financeiro para a extração como um custo ao meio ambiente por ele ser de origem mineral.


Segundo a orientadora do projeto, a engenheira química Fernanda Rossi, com a incorporação do material, foi avaliada a melhoria das propriedades mecânicas, tais como o aumento da resistência à tração por flexão, como também maior resistência a absorção de água.


Banido em mais de 60 países e com alguns projetos de lei para ser banido também no Brasil, o amianto é classificado pela Organização mundial da saúde (OMS) no grupo de principais substâncias cancerígenas. Com sua substituição pela fibra de bagaço de cana-de-açúcar poderia ser totalmente substituído e exportado.

Sites Consultados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário