9 de nov. de 2014

Programa Câmbio Verde


                                            Fonte: JORNAL MERCADO MUNICIPAL


Curitiba dá exemplo mais uma vez com uma iniciativa promissora que precisa ser copiada por mais cidades brasileiras: permitir que sua população troque resíduos recicláveis por alimento de qualidade.

Com o Programa Câmbio Verde, o cidadão curitibano junta 04kg de lixo para ter direito a 01 quilo de frutas, legumes e verduras fresquinhos. Esses alimentos são cultivados por pequenos hortifrutigranjeiros da capital paranaense e sua região metropolitana.



Também há a troca 02 litros de óleo usado por 01kg de alimentos. É possível fazer essa troca a cada quinze dias. Para isso, 100 postos de coleta foram disponibilizados em toda a cidade.

 

A iniciativa reduz a quantidade de lixo e ajuda populações menos favorecidas. De quebra dá uma força para que os pequenos agricultores rurais consigam escoar toda a sua produção.



                                            Fonte: AMERICAS QUATERLY.ORG

  
O Câmbio Verde surgiu de um projeto pioneiro desse tipo de escambo. Já na década de 1980 a prefeitura promovia a troca de lixo orgânico por passagens de ônibus.

Recentemente o governo lançou também o Câmbio Verde Especial nas Escolas. Nele, alunos de escolas públicas municipais podem trocar resíduos recicláveis por brinquedos, cadernos, chocolates e até ingressos para shows.

Curitiba foi eleita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a cidade com melhor qualidade do ar do Brasil e é a segunda melhor do mundo em equilíbrio ambiental.


                                               Fonte: PLANETA SUSTENTÁVEL


Desde 2011, o Instituto Trata Brasil reconhece a capital dos paranaenses como primeira capital brasileira onde 100% da população tem saneamento básico e água tratada (PLANETA SUSTENTÁVEL).

Sites Consultados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário