5 de out. de 2014

Cohousings: vilas comunitárias




As Cohousings, criadas na Dinamarca, estão se espalhando pelo mundo e chegando ao Brasil. A idéia que protege o estilo de vida mais leve com uma rotina familiar menos complicada. É na prática nada menos que condomínios residenciais, onde cada um tem seu espaço privado. Além disso,  compartilham um pouco do seu dia a dia com a vizinhança.




Os princípios das Cohousings são:
- Vida comunitária e casa própria;
- Divisão de trabalho;
- Respeito ao meio ambiente;
- Colaboração. 




No local existe o compartilhamento em diversos setores domésticos como o uso das lavanderias, de bibliotecas, hortas, entre outros.
O arquiteto paulista Rodrigo Munhoz fala sobre a vida compartilhada.
Ele diz que compartilhar diminui o consumo e o impacto ambiental, além de facilitar o dia a dia dos moradores, que ganham qualidade de vida, com menos necessidade de trabalho e dinheiro. 
As vilas comunitárias proporcionam a sensação de uma cidade interiorana mas com as vantagens de uma cidade grande.


Fonte: CasaAbril 


 O contexto sustentável é inserido na ideia das Cohousings, tanto na arquitetura, com o uso de telhado verde, reuso de águas, como nas atitudes diárias, compartilhando carros, oferecendo carona solidária. 

Nos Estados Unidos existe o projeto Eastern Village Cohousing, em Silver Springs, que inclue casa com telhado verde, pátio interno com jardim, soluções de reuso da água da chuva e aquecimento por energia geotérmica. Esse projeto recebeu o selo de Green Building.


                                                              Fonte: EasterngVillage 


No Brasil existe a idéia de implantação de uma vila comunitária em Piracicaba - SP. 
O projeto é do arquiteto Rodrigo Munhoz, do escritório Guaxo Projetos Sustentáveis, ele planeja sete apartamentos de 50m² cada e uma área comum com cozinha, estacionamento, bicicletário e piscina. 
O grupo de interessados nessa nova forma de morar, se reúnem para discutir o tema e para se conhecerem, já que o ideal nesse modo de vida comunitário é o bom convívio.

Sites consultados:

Casa Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário