22 de out. de 2014

Presos ganham redução de pena para gerar energia pedalando




Em Santa Rita do Sapucaí, interior de Minas Gerais, presos estão participando de um projeto sustentável em troca de redução de pena. Eles pedalam para produzir energia elétrica que ajuda na iluminação de parte da cidade durante a noite.
O projeto Pedalando para a Liberdade foi idealizado pelo juiz José Henrique Mallmann que se inspirou em uma experiência norte-americana. Com o apoio de membros da população local, bicicletas velhas e sem registro que estavam guardadas na delegacia foram adaptadas para gerar energia elétrica.


Além de resgatar a autoestima dos presos, a cada 16 horas pedaladas eles têm um dia a menos na pena, o projeto sustentável tem um impacto positivo no município. A expectativa é que mais bicicletas sejam adaptadas para que mais lâmpadas possam ser alimentadas.


Este não é o primeiro projeto a ser implementado no Presídio de Santa Rita do Sapucaí. O mesmo juiz já implantou um outro sistema em que os detentos trabalham e parte dos salários é encaminhado para as vítimas. Por enquanto, apenas presos que cometeram roubos ou pequenos furtos estão participando.

Sites Consultados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário